domingo, 4 de março de 2018

Inesquecíveis Anos 80: Bandas e Cantores


Com um álbum de estréia que vendeu perto de 10 milhões de cópias em 1985, "Hunting high and low" tinha os hits : "Hunting high and low", "The sun always shines on TV" e "Take on me". Aliás, com "Take on me" a banda norueguesa alcançou os primeiros lugares das paradas de vários países, dentre os quais: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suíça e , claro, Noruega, somando ao todo 23 países simultaneamente. Além disso, faturou todos os prêmios da Billboard, oito da MTV, um Grammy. E isso ainda era só o começo da história do A-ha que entre outras coisas entraria para o Guiness após fazer um show para 200 mil pessoas no Rio de Janeiro.

Foto: youthofthe80s.com

Alphaville, grupo formado em Münster, Alemanha, ganhou popularidade na década de 1980 fazendo fama com hits como "Big in Japan", "Sounds Like a Melody" e "Forever Young". Big in Japan" além de ter sido um grande sucesso em países como a Alemanha, Grécia, Suíca, Turquia, Itália e Holanda, também entrou no Top 20 da Inglaterra, atingindo a 8ª posição.


Após ter passado por algumas bandas nos anos 70, Billy Idol parte para a carreira solo na década seguinte e alcança grande sucesso com músicas como "Rebell Yell", "Dancing With Myself", "White Wedding" e "Eyes Without a Face".  


Um dos grupos precursores do synth pop, Depeche Mode é também um dos maiores e mais importantes representantes do gênero. Esta gigante nascida nos anos 80 fez e ainda faz tanto sucesso que em 2006 chegou-se a estimar que a banda já havia vendido mais de 91 milhões de cópias.


Com influências de vários gêneros musicais, principalmente da música eletrônica, o Information Society tornou-se conhecido mundialmente pela música "Running" em 1985. Mais tarde fizeram sucesso também com "Whats on your mind (pure energy)", a balada "Repetition", entre outras. Entre 1987 e 1988, a banda começou a ganhar maior destaque nos Estados Unidos e Japão, mas especialmente no Brasil, onde o grupo tornou-se um grande sucesso até a separação dos membros originais em 1993.

Foto: mixanitouxronou.gr

Após um começo bastante difícil, finalmente em 1983 o Eurythmics estoura com o disco Sweet Dreams (are made of this). O disco vendeu muito e a faixa-título ficou em primeiro lugar na parada norte-americana e em segundo na parada britânica. Em um ano de três grandes nomes do universo pop - Michael Jackson, The Police e David Bowie - caberia àquele estranho duo liderar as paradas de sucesso de todo o planeta. Após uma grande excursão mundial, a dupla voltou aos estúdios para gravar um novo disco, Touch, que rendeu outros grandes sucessos como, "Here Comes The Rain Again", "Right By Your Side" e "Who's That Girl". Outros sucessos ainda viriam confirmando o grande nome que foi o Eurythmics.

Foto: sonyavasquez.deviantart.com

Com o auge vivido na década de 80, tudo que se possa escrever sobre Michael Jackson nunca é o suficiente para descrever o incrível talento deste artista que entrou para a história com um dos maiores nomes da música mundial de todos os tempos.

Foto: noisey.vice.com

O New Order é uma das bandas pioneiras da dance music e foi a primeira banda a unir esse estilo musical com o rock, assim criando um novo estilo musical. A banda já vendeu mais de 20 milhões de álbuns. Seu maior hit, "Blue Monday", é o single de 12 polegadas mais vendido de todos os tempos, atingindo mais de 3 milhões de cópias.


O primeiro álbum de grande sucesso do Roxette  foi lançado em 1988. Reconhecido inicialmente apenas na Suécia, país da dupla, o disco ganhou fama mundial após um estudante americano que fazia intercâmbio pelas terras suecas ter resolvido levar o álbum para tocar em uma rádio dos Estados Unidos. Com isso, o "Look Sharp!" vende por volta de 8 milhões com os singles "Listen To Your Heart", "Dangerous" e "Dressed for Success" entre os primeiros colocados na parada americana. A dupla ainda teria muito a mostrar com o passar dos anos.

Foto: cleveland.cbslocal.com

The B-52s, uma outra grande banda com um grande astral colaborou bastante com a musicalidade da época trazendo na bagagem sucessos como "Private Idaho" e "Legal Tender". 

2 comentários: