terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A arquitetura dos prédios históricos de Laguna


Quem procura pelas praias ou pelo carnaval lagunense, muitas vezes acaba não percebendo toda a beleza existente nos detalhes das construções históricas da região central.


Terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, Laguna abriga cerca de 600 imóveis que foram tombados pelo Iphan em 1985.


A colonização açoriana, no estado catarinense, resultou em um belo conjunto arquitetônico. A cidade possui edificações carregadas de decorações, vidros desenhados e ferros importados.


Na segunda metade do século XIX, os comerciantes desfrutavam de uma boa situação econômica que possibilitou melhores condições de vida para população local. Esse período - a época áurea de Laguna – resultou em algumas construções do Centro Histórico que testemunham a riqueza da cidade. 


A implantação das novas edificações nos lotes urbanos aos poucos se modificou. As casas térreas e os sobrados passaram a conviver com novos prédios e residências de estilo eclético.


A princípio, eram os porões altos ainda no alinhamento dos lotes. Mais tarde, surgiram os recuos laterais, possibilitando os acessos por escadas junto aos jardins, cada vez maiores e mais imponentes. 


O espaço urbano alterou-se, significativamente, e passou a incorporar vazios entre as edificações, que antes formavam uma superfície contínua com as fachadas das casas. 


As construções ecléticas foram locadas, principalmente, na parte mais central da cidade, sendo a maioria construída para uso residencial.



Veja um pouco mais dessas belas obras.










Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário