quarta-feira, 13 de julho de 2016

Tyson e uma Direta no Fígado dos Humanos


Eu nunca concordei com a ideia de sermos a raça mais inteligente de que se tem notícia. Tenho dúvidas até mesmo se somos a raça mais inteligente do nosso planeta, até porque para se fazer uma afirmação como esta seria preciso ter a certeza de que se conhece profundamente toda a forma de vida existente na Terra.

Duas situações que ocorreram hoje me fizeram refletir um pouco mais sobre isto.

No fim da tarde, falando sobre a importância que é dada às olimpíadas, minha esposa perguntou o que eu achava das pessoas que tentam apagar a tocha olímpica em alguns lugares por onde ela passa. Eu respondi que talvez seja um ato de revolta por conta de ser o nosso país um lugar com tantas carências, mas que consegue gastar tanto dinheiro em dois dos maiores eventos do planeta que acontecem dentro de um período de dois anos. Coisa que eu não sei se alguma potência mundial já tenha feito. E eu emendei: "Já pensou se todo o dinheiro gasto fosse investido em educação?"

Algumas horas depois eu estava lendo uma reportagem sobre o astrofísico Neil DeGrasse Tyson. No texto publicado pela Super Interessante, Tyson afirma que existe vida muito mais inteligente que a nossa, que o planeta Terra seria para os alienígenas uma espécie de zoológico e que nem valeria a pena tentar um contato.

Confesso que tentei defender a nossa raça emitindo minha opinião através do espaço cedido ao leitor, mas quando comecei a ler os comentários dos demais, acabei desistindo. Deram um jeito de colocar partido político no meio e de baixar o nível a ponto de ficarem trocando ofensas.

A falta de educação dos terráqueos dificultou a minha defesa. 1 x 0 para o Tyson. 

Eduardo C. Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário