domingo, 31 de janeiro de 2016

A Amizade Entre o Cão e o Homem

Alguns registros históricos afirmam que a relação do homem com os cães começou há  milhares de anos. Nessa época, o homem, por medo do número de cães que rondavam suas “casas”, abatia os adultos. Os filhotes eram acolhidos e amamentados pelas mulheres que utilizavam o leite materno com que alimentavam os próprios filhos para cuidarem dos cãezinhos órfãos. 

Dessa forma, conclui-se que a mulher foi quem promoveu a aproximação desses animais e sua domesticação. Até então, os cães eram vistos como animais perigosos, selvagens. Mais adiante, seriam utilizados como auxiliares indispensáveis nas atividades de caça, das quais recebiam uma pequena parte para sua alimentação. 

Mesmo com o passar do tempo parece que esta amizade vem se tornando algo cada vez mais intenso, ainda que existam muitos animais abandonados, existem pessoas que adotam uma grande quantidade destes animais. Também tem sido uma crescente o número de Ongs que resgatam animais de rua.

Algumas imagens que mostram este vínculo de amizade tornaram-se bastante famosas.


O cãozinho Schoep, de 20 anos, ficou famoso em 2013 por uma foto compartilhada na internet. Na imagem, o animal aparece dormindo nos braços do dono, John Unger, num rio nos Estados Unidos. Na época, Unger explicou que o o bichinho sofria de artrite e só na água conseguia relaxar.


O paciente Olívio Yamamoto, que estava internado na Santa Casa de Itatiba (SP) entre 30 de agosto e 6 de setembro de 2015, teve seu cão esperando por ele em frente ao hospital durante todo o período de internação. O cão chamado Negão havia sido adotado por Olívio que mora sozinho com o animal.


Esta foto mostra a imagem de uma mulher que foi isolada em uma instalação improvisada para pessoas com altos níveis de radiação. Ela observa seu cão através de vidro em Nihonmatsu, norte do Japão (março de 2011).


Este é Leão, o cão que ficou ao lado da sepultura de sua tutora, morta durante as fortes chuvas que atingiram Teresópolis (RJ) em 2011. Após resgatado, Leão foi adotado por uma família no Rio.


Em abril de 2015 em Florianópolis, uma operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil na comunidade do Papaquara no Norte da Ilha, acabou com a prisão de dois criminosos. Até aí, nada de espantoso, mas o que chamou a atenção mesmo, foi o fato de que enquanto os criminosos estavam deitados sendo revistados, o cão de um dos bandidos também deitou ao lado do seu dono e ali permaneceu quieto durante toda a ação.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário