terça-feira, 7 de maio de 2013

Antoine Laurent de Lavoisier



Nascido em Paris, no dia 26 de agosto de 1743, Antoine Laurent de Lavoisier, era de família rica. Seu pai era advogado e sua mãe faleceu quando ele ainda era criança. De boa  educação, já aos 22 anos de idade ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris.

Três anos depois foi eleito membro da prestigiosa Academia Real de Ciências da França. Aos 29 anos casou-se com Marie Anne Pierrette Paulze, que viria a se tornar sua parceira e assistente de pesquisas científicas. Marie traduzia do inglês e do latim para o francês os mais recentes artigos de Química, montava a aparelhagem de vários experimentos e fazia várias anotações.

Lavoisier lançou em 1789,  o Tratado Elementar de Química, apresentando uma nova  nomenclatura para os elementos químicos. Ele também descobriu a relação do processo de respiração com a combustão, sugerindo o termo “oxigênio” para nomear o gás que havia sido isolado por Priestley em outra época. Partindo dessa descoberta ele formulou o princípio da conservação da matéria e citou a famosa frase: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Durante sua vida, grande parte de suas pesquisas foram pagas com dinheiro ganho com a compra de ações da Ferme Générale, entidade à qual ele havia se associado aos 25 anos e que pertencia ao pai daquela que viria a ser sua esposa.

Em 1789, no início da Revolução Francesa, os membros da Ferme Générale que tinham ligações com o governo, foram acusados de  utilizar dinheiro público em benefício próprio e de seus associados de forma ilícita. Por ter feito parte da sociedade, Lavoisier foi morto na guilhotina em 8 de maio de 1794.

Nenhum comentário:

Postar um comentário