terça-feira, 23 de abril de 2013

William Shakespeare


Mesmo com o passar dos séculos as obras de William Shakespeare permanecem vivas no teatro, na televisão, no cinema e na literatura dos dias atuais. Considerado o mais importantes dramaturgo e escritor de todos os tempos, Shakesperare nasceu em 23 de abril de 1564, na cidade de Stratford-Avon, Inglaterra. 

Cedo começa seus estudos e demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. Entre 1585 e 1592 mudou-se para Londres em busca de oportunidades na área cultural. Sua primeira peça, Comédia dos Erros, começou a ser escrita neste período levando quatro anos para ficar pronta. Ainda nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos. 

Seus sonetos são considerados os mais belos já escritos, porém, foi na dramaturgia que ele se destacou. No ano de 1594, já com a carreira bem sucedida de ator e escritor, tornou-se um dos proprietários da Companhia de Teatro Lord Chamberlain. 

Neste período escreveu tragédias, dramas históricos e comédias com temas próprios dos seres humanos como amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais e temas políticos, entre outros assuntos. 

No início do século XVII, Shakespeare escreveu suas peças mais famosas, como as tragédias Antônio e Cleópatra, Júlio César, Hamlet, Rei Lear, Macbeth e Otelo. 

Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. William Shakespeare faleceu no dia de seu aniversário, em 1616. 

Suas principais obras foram as comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Os Dois Fidalgos de Verona, Muito Barulho por Coisa Nenhuma, Noite de Reis, Medida por Medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade. 

As tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet. 

E os dramas históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário