sábado, 6 de abril de 2013

Rafael Sanzio


Usando a pintura e a arquitetura como meios de expressão, Rafael foi considerado um dos grandes mestres do Alto Renascimento ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. 

Rafael Sanzio nasceu em 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, Itália, então epicentro do movimento cultural conhecido como Renascimento. Seu pai, Giovanni Santi, morto em 1492, legou-lhe a devoção à pintura e o aprendizado inicial. Ao completar seis anos o introduziu como estudante no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino. 


Madonna Sistina, detalhe Putti (querubins)

O primeiro trabalho registrado de Rafael foi um altar para a Igreja de San Nicola de Tolentin em 1501, mesmo ano em que ele segue para Florença, centro artístico onde se desenvolveram as carreiras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. 

Em 1504 usando a técnica do afresco ou pintura mural aprendida com Perugino, pintou "O Casamento da Virgem", sua primeira obra significativa. 

O Casamento da Virgem

Convidado pelo papa Júlio II, Rafael trabalhou 12 anos na decoração dos aposentos no Vaticano. Nessa fase suas obras de vulto provariam o poder de sua rica e diversificada imaginação. 

Oficializado como arquiteto do Vaticano em 1515, passa a coordenar a sequência dos trabalhos na Basílica de São Pedro e as investigações arqueológicas então realizadas em Roma. Após o falecimento de Júlio II, em 1513, torna-se artista preferido de seu sucessor, Leão X. 

A Sagrada Família

Rafael também assumiu a decoração das galerias do Vaticano e realizou vários outros trabalhos como altares, cenografias, ornamentações sacras, retratos, tapeçarias e planos arquitetônicos direcionados para edificações não religiosas, e igrejas como a de Sant'Eligio degli Orefici. 

Indicado para cuidar das antiguidades de Roma, em 1517, elaborou um mapa arqueológico daquela cidade. Sua última grande obra foi a "Transfiguração", de 1517, ao lado do cenário composto para a peça cômica "I suppositi", do autor Ludovico Ariosto, de 1519. 

Transfiguração

Com seu nome marcado na história do Renascimento, tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas, um conjunto de pinturas sobre a Virgem Maria. Sua morte ocorreu em 1520, no dia de seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário