quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Humanos - Capítulo 25

A equipe de cientistas liderada por Ian Wilmut produziu na Escócia o primeiro mamífero clonado do mundo. A ovelha Dolly nasceu em 5 de julho de 1996 e morreu em 14 de fevereiro de 2003.


Fundada por Larry Page e Sergey Brin em setembro de 1998 nos Estados Unidos, a Google é uma das empresas mais importantes lançadas nos últimos anos. Executado por mais de um milhão de servidores e data centers ao redor do mundo, o Google processa mais de um bilhão de pesquisas por dia.

Larry Page e Sergey Brin

Um terremoto de 7,4 graus na escala Richter atingiu a cidade de Izmit no noroeste da Turquia em 17 de agosto de 1999. Menos de um minuto foi o tempo suficiente para deixar mais de 500 mil desabrigados e causar 17 mil mortes.


Símbolo do poder econômico dos Estados Unidos, as torres do World Trade Center foram destruídas por ataques terroristas planejados pelo saudita Osama Bin Laden, líder do grupo fundamentalista islâmico Al-Qaeda, em 11 de setembro de 2001. Em resposta aos ataques, os norte-americanos iniciam em outubro uma ofensiva ao Afeganistão, país sede da Al-Qaeda. Quase 10 anos depois, em 1 de maio de 2011, Bin Laden seria morto no Paquistão por militares norte-americanos.


Acreditando que os iraquianos poderiam ser os próximos a atacar os Estados Unidos e que os mesmos teriam armas de destruição em massa - embora isso tenha sido negado pelo conselho de segurança da ONU em inspeção feita naquele país - os Estados Unidos, juntamente com tropas britânicas, australianas, espanholas e italianas, iniciaram um forte bombardeio ao Iraque em 19 de março de 2003. Mais tarde o líder Saddam Hussein seria capturado e executado em 30 de dezembro de 2006.


Em 26 de dezembro de 2003, a cidade iraniana de Bam é atingida por um terremoto que causa 30 mil mortes. Exatamente 1 ano depois, um terremoto seguido de tsunami atingiu o sudeste da Ásia causando mais de 200 mil mortes, a maioria na Indonésia.

Indonésia

O polonês Karol Józef Wojtyla (João Paulo II), um dos mais importantes papas da história, faleceu em 2 de abril de 2005. Além do importante papel em contribuição ao fim do comunismo na Polônia, João Paulo II sempre buscou junto aos grandes líderes, soluções pacíficas para conflitos internacionais.


75 mil pessoas morrem em mais um terremoto. O tremor de 7,5 graus na escala Richter atingiu o Afeganistão, o Paquistão e a Índia em o de outubro de 2005.

Paquistão

O avanço da medicina possibilita em 30 de novembro de 2005 a realização do primeiro transplante de rosto. Realizado na França, o procedimento foi feito na paciente Isabelle Dinoire que havia sido atacada pelo seu próprio cão.


Em Mianmar (Ásia), o ciclone Nargis qua atingiu o país em 2 de maio de 2008 matou mais de 100 mil pessoas. Dez dias depois, 80 mil são mortas em Sichuan, na China, vítimas de um terremoto.

Mianmar

Considerado o maior artista da cultura pop de todos os tempos, Michael Jackson morre em 25 de junho de 2009. Sucesso como cantor, compositor, produtor e dançarino, Michael teve grande influência na transformação dos videoclipes como forma de promover a música. Seu álbum Thriller é o mais vendido da história com mais de 100 milhões de cópias. Ao todo, Michael Jackson vendeu mais de 750 milhões de cópias em todo o mundo.


James Cameron inova e lança em 2009 o filme Avatar com visualização 3D. Ganhador de 3 Oscars, o filme alcançou a maior bilheteria da história do cinema.


Mais de 200 mil pessoas morrem no Haiti, vítimas do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o país em 12 de janeiro de 2010.


Outras 10 mil pessoas morrem no Japão devido a um terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em 11 de março de 2011. O evento provocou ainda o vazamento de material radioativo na usina nuclear de Fukushima.


A Organização das Nações Unidas anunciou em 7 de outubro de 2011, que o planeta Terra atingiu a população de 7 bilhões de habitantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário