sábado, 30 de abril de 2011

Países Mundo Afora: Estados Unidos

A maior parte do território dos Estados unidos está localizada na região central da América do Norte, situado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. O país faz limite com o Canadá ao norte, com o México ao sul, a oeste com o oceano Pacífico, e a leste com o oceano Atlântico. Os estados do Alasca e do Havaí não ficam no mesmo território que os outros estados sendo que existem ainda outros territórios pertencentes ao país que estão situados no Caribe e no Pacífico.

Statue of Liberty
Estátua da Liberdade

Casa Branca

Há uma grande variedade de paisagens no país por causa de sua extensão territorial. No país existem desertos, florestas húmidas, floretas temperadas, ilhas vulcânicas, montanhas rochosas, pantanais, planícies e regiões árticas.

Grand Canyon

O clima nos Estados Unidos é também bastante variado destacando-se o subtropical, o polar, o mediterrâneo e o temperado. Um fenômeno natural bastante conhecido de grande parte da população é a ocorrência de tornados que atinge com grande freqüência o interior do país.

Alasca

Os Estados Unidos possuem 58 parques nacionais espalhados principalmente pelos estados do Alaska, Arizona, Califórnia, Colorado, Florida, Idaho, Montana, Wahsington, Utah, Wyoming. Entre os parques destacam-se a Reserva Nacional Glacier Bay ou Reserva Katmai no Alasca; o Parque Nacional de Grand Canyon no Arizona; o Parque Nacional de Joshua Tree na Califórnia; o Parque Nacional das Montanhas Rochosas no Colorado e o Parque Nacional Yellowstone no Estado de Idaho que é um dos mais famosos e importantes do país.

Parque Nacional Joshua Tree

Parque Nacional de Yellowstone

O país abriga uma grande riqueza em minérios no seu subsolo, como carvão, ouro, petróleo e urânio. Na agricultura, apresenta como um dos mais desenvolvidos do mundo, sendo grande produtor de açúcar, milho, tabaco e trigo. O país também é muito forte na indústria, tendo um parque industrial bastante diversificado, atuando desde a produção de base até o desenvolvimento de tecnologia de ponta. Os principais produtos industrializados são automóveis, aviões e produtos eletrônicos. Mas o setor da economia que mais emprega a população economicamente ativa (PEA) no país é o de serviços, ou seja, terciário.

Petroleira

Etnicamente, a população dos Estados Unidos é também bastante variada, sendo constituída por africanos, alemães, asiáticos, escandinavos, franceses, hispânicos, ingleses, irlandeses, italianos e poloneses.

Las Vegas

Monte Rushmore

A cultura deste país exerce grande influência em todo o mundo e é transmitida através da música, de filmes e até mesmo da língua inglesa que está presente no nosso dia-a-dia como por exemplo, no uso de diversas expressões neste idioma como shopping center, drive thru, etc.


É comum nos principais centros urbanos dos Estados Unidos, apresentações de música popular, tanto nas praças quanto em eventos, e música clássica, museus de arte, história e ciências e peças de teatro.

Disney

 Outras informações:




Continente: América do Norte
Capital: Washington
Idioma: Inglês
Moeda: Dólar
Área Total: 9.372.610 km²
População: 308.745.538 habitantes
Alfabetização: 99%

Nenhum comentário:

Postar um comentário