domingo, 17 de abril de 2011

Cidades de Santa Catarina: Massaranduba

O município de Massaranduba está localizado no norte catarinense, na microrregião de Joinville. A cidade que conta com 14.668 habitantes faz limite com São João do Itaperiú, Luiz Alves, Blumenau, Jaraguá do Sul e Guaramirim.


O nome Massaranduba vem da presença abundante de uma árvore do mesmo nome. Esta árvore fornece madeira vermelho-escura, dura e homogênea, que se destaca por sua resistência e umidade.

Os primeiros imigrantes vieram da Alemanha, que passava por sérios problemas sócio-econômicos. Chegaram à região por volta de 1870, seguidos em 1908 pelos italianos e poloneses. Em 1961, Massaranduba foi emancipada do município de Guaramirim.

Prefeitura

A dedicação ao cultivo de arroz deu ao município o título de Capital Catarinense do Arroz. A principal cultura econômica é o arroz irrigado, sendo cultivado dentro do sistema de produção tradicional na região, cultivado nas várzeas. As primeiras arrozeiras foram implantadas no início do século XX, preparadas a mão: o agricultor cavava o barranco com uma pá de corte e jogava o barro no banhado, nivelando o solo e preparando a área para o plantio.

Plantação de Arroz

Outra fonte de renda e principalmente de geração de empregos no município está voltada para as indústrias, destacando-se as de beneficiamento de arroz, têxteis, moveleiras e de esquadrias, indústrias químicas, de plásticos e metalúrgicas.

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Seus principais atrativos turísticos são as belezas naturais, vida campestre e cultura de origem européia.


Um comentário: