domingo, 6 de março de 2011

Cidades de Santa Catarina: Botuverá

A cidade catarinense de Botuverá está localizada no médio Vale do Itajaí, e faz limite ao norte com os municípios de Blumenau, Guabiruba e Indaial, ao sul com Nova Trento, ao oeste com Presidente Nereu e Vidal Ramos e a leste com Brusque.

Igreja Matriz

Fornos de Calcário

O município fica em uma região bastante montanhosa e 70% de sua área é tomada pela cobertura vegetal, apesar de por muito tempo a economia de Botuverá ter sido movimentada em grande parte pela extração de madeira, além das plantações de fumo.

Vista Parcial das Montanhas

Recanto Feliz

Recanto Feliz

Com as leis de preservação ambiental, a cidade que conta com uma população de 4.468 habitantes conforme o censo realizado em 2010, teve no começo dos anos 90, uma mudança na economia através do início da industrialização com a inserção do setor têxtil, juntamente com o crescimento da indústria de mineração, principalmente na comercialização do calcário para corretivo de solo, e da industrialização da pedra calcária para fins comerciais.

Recanto Feliz

Recanto Feliz

Recanto Feliz

Botuverá também atrai muitos turistas e é uma ótima saída pra quem quer se refrescar no verão, mas não gosta de praia. A cidade conta com algumas cachoeiras como a Venzon e com a cachoeira do Recanto Feliz, local onde pode-se alugar chalés com capacidade de até 24 pessoas.

Venzon

Venzon

Cachoeira do Recanto Feliz

Recanto Feliz

Outro destaque do município é o Parque das Grutas. Com aproximadamente 1200 metros de extensão, a caverna é aberta ao público. As visitas são realizadas com grupos de 15 pessoas, em um passeio acompanhado por um guia e que dura em média 45 minutos. No verão, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Não é permitido fotografar ou filmar durante as visitas.

Entrada do Parque das Grutas

Ponte de Acesso


Nenhum comentário:

Postar um comentário