sábado, 26 de fevereiro de 2011

Países Mundo Afora: Chipre

Continente: Europa
Capital: Nicósia
Idioma: Grego / Turco
Moeda: Euro
Área Total: 9.251 km²
População: 871.000 (estimativa 2010)
Alfabetização: 97,6%

Chipre é uma ilha do noroeste do Mar Mediterrâneo, localizada a 64 km do sul da Turquia, a 97 km oeste da Síria e a 402 km norte do delta do Nilo, no Egito. Com uma área de 9.251km2 é a terceira maior ilha do Mediterrâneo.

Parte de Chipre e Turquia
Vista do Mar Mediterrâneo: Chipre embaixo à esquerda

A ilha montanhosa tem duas zonas acidentadas separadas por um vale amplo (a Mesaoria), onde fica a capital, Nicósia. A sudoeste encontram-se os montes Troodos, ao norte os montes Kyrenia, além de pequenas planícies costeiras localizadas na região sul.

[Southern+Cyprus+Troodos+Mountains.JPG]
Montes Troods

Monte Kyrenia

O clima do país é tipicamente mediterrânico com verões quentes e secos e invernos suaves e de pouca chuva. O clima temperado prevalece durante a primavera e o outono.

Nissi Beach

Coast Bank

Ilha de Afrodite

Na costa leste da ilha localiza-se a Península de Akama, inexplorada e muito bem conservada, é uma das paisagens naturais mais belas do litoral do país, com praias selvagens de grande beleza e tranquilidade. Há no país um grande número de espécies endémicas, espécies de flora e fauna que não se vê em nenhum outro lugar.

Península de Akama

Raposas, aves marinhas, tartarugas, cabras, falcões, entre outros, são apenas algumas das espécies que podem ser encontrados neste país.



Apesar de ser classificado em 2008 como uma das 32 nações mais prósperas do mundo, sua economia é altamente vulnerável. O país é fortemente dependente do setor de serviços, que responde por 78% do PIB.

Além da capital Nicósia, o Chipre conta com outras cidades importantes como: Limassol, Larnaca, Paphos, kyrenia, Famagusta e Morphou.

Nicósia

Limassol

A população do país é composta por 77% de origem grega, 18% de ascendência turca e o restante está dividida entre outras nacionalidades. As religiões são divididas em ortodoxa grega, com 78%, muçulmana, com 18% e 4%, outras religiões.

Fitxer:St. Nikolaos Mustafa- Pascha-Moschee C.jpg
Mesquita São Nicolau Mustafa

Dosiero:St. Lazarus Church in Larnaka, Cyprus.jpg
Igreja de São Lázaro

Mesmo sofrendo grandes influências gregas e de outras civilizações antigas, a vida cultural no Chipre atualmente demonstra claramente a sua colonização britânica. O país possui uma grande movimentação de turistas durante o período de verão, onde o calor e sol são fortíssimos. A variedade de bares deixa a noite cipriana bastante agitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...