domingo, 5 de abril de 2015

Uma Viagem Pelo Vale Europeu

Colonizado por imigrantes europeus, o Vale do Rio Itajaí recebeu no último quarto do século XIX, italianos que instalaram-se próximo às povoações germânicas já existentes. Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados através da culinária, arquitetura, folclore, danças, festas e os dialetos que ainda são muito comuns.

Museu do Imigrante - Pomerode

Ponte dos Arcos - Indaial

As cidades de Blumenau, Brusque, Indaial, Timbó, Gaspar e Guabiruba apresentam características alemãs marcantes. Mas a pequena Pomerode, colonizada a partir de 1861 por imigrantes vindos da Pomerânia, Norte da Alemanha, é uma genuína vila germânica e parada obrigatória no roteiro.

Centro de Blumenau

Represa Rio Benedito - Timbó

O Vale Europeu abriga santuários católicos, capelas, oratórios, igrejas e grutas incluindo o Santuário Santa Paulina localizado em Nova Trento. O município é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo. Merecem destaque também o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque – o segundo mais importante de Santa Catarina e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho. O Vale Europeu conta também com várias igrejas luteranas.

Santuário Santa Paulina - Nova Trento

Museu Arquidiocesano - Brusque

No Alto Vale, temos cidades como Ibirama, Apiúna, Doutor Pedrinho, Presidente Getúlio e Rio do Sul, entre outras, que além de ideal para o ecoturismo, oferecem excelentes condições para os esportes de aventura. As corredeiras do rio Itajaí e seus afluentes estão entre as melhores do Brasil para a prática de rafting. Os maravilhosos cenários naturais de Rio de Cedros – lagos cercados por florestas e montanhas – merecem uma visita.

Cascata Véu de Noiva - Doutor Pedrinho

Parque Municipal Pietro Vota - Rodeio

Os morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são perfeitos para a prática de trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain biking, voo livre e parapente. A tradição no uso de bicicletas fez também do ciclismo um esporte bastante praticado na região. Outra atração imperdível é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país e uma das mais belas da América Latina.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário