quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Anita Garibaldi, A Heroína dos Dois Mundos

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu na cidade catarinense de Laguna em 30 de agosto de 1821. Conhecida historicamente pelo nome de Anita Garibaldi, foi filha do comerciante  Bento Ribeiro da Silva e de Maria Antônia de Jesus Antunes. 

 Estátua de Anita em Laguna

De origem humilde e de boa educação, Anita casou-se aos 14 anos de idade, por insistência de sua mãe, com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. O casal não chegou a ter filhos.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Neste período, o sul do Brasil participou da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, na qual o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita.

Casa de Anita em Laguna

Com o casamento desfeito, Anita decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios ao lado de Giuseppe, formando uma união que duraria até o fim de sua vida. Os dois, que tiveram quatro filhos, lutariam em combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália.

Grávida de seu primeiro filho, Anita foi capturada pelas tropas do Império durante a Batalha de Curitibanos, onde foi informada que seu marido havia morrido. Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura, localizando Giuseppe na cidade de Vacaria.

Em 1841, a dupla seguiu para Montevidéu para apoiar a revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. Foi no Uruguai que resolveram oficializar o casamento. Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.


Nesse novo conflito, a França vence e Roma se entrega, Garibaldi não admite a derrota e vai para Veneza. Anita, mesmo grávida de seis meses, veste-se de homem e acompanha seu marido em sua última empreitada. Devido às cavalgadas noturnas, uma alimentação inadequada e noites ao ar livre, Anita não resite e morre no dia 04 de agosto de 1849 perto de Ravenna. 

Por estar sendo perseguido pelos austríacos, Giuseppe não conseguiu acompanhar os cortejos fúnebres da esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário