terça-feira, 30 de abril de 2013

Édouard Manet


Édouard Manet nasceu em Paris em 23 de janeiro de 1832.  Considerado um dos fundadores do modernismo, Manet começou a tomar gosto pela arte ainda na infância, quando seu tio, o capitão Édouard Fournier, o levava junto com seu irmão Eugène às galerias do Museu do Louvre para admirar os grandes mestres.

Almoço na Relva

Com atuação decepcionante na escola comum, ele tinha o desejo de ser marinheiro, mas não conseguiu entrar para a Escola Naval. Seu sonho então só se realizou em dezembro de 1848, quando embarcou no barco-escola "Havre et Guadeloupe" para o Brasil como um simples marinheiro. 

A Execução de Maximiliano

Ao retornar à França, em junho de 1849, novamente fracassou ao tentar entrar para Escola Naval, foi então que resolveu arriscar uma outra carreira, a de pintor. Durante seis anos tentou aprender técnicas de pintura no ateliê do mestre Thomas Couture. Durante seu aprendizado, fez cópias de obras expostas no Louvre e visitou outros museus pela Europa.

A Varanda

Em 1859, já fora do ateliê, Manet enviou sua primeira obra ao Salão de Paris, “O Bebedor de Absinto”, que foi recusada por um júri ainda não aberto a novos estilos.

Olympia

Dois anos depois, no mesmo salão, consegue expor o quadro “O Cantor Espanhol”. Começava então, uma brilhante carreira. Entre suas principais obras estão: Almoço na relva, Olympia, A varanda, O tocador de pífaro e A execução de Maximiliano.

O Tocador de Pífaro

Édouard Manet faleceu no dia 30 de abril de 1883 em sua cidade natal. Sua arte o fez conhecido como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário