sexta-feira, 12 de abril de 2013

Descartes



Nascido no dia 31 de março de 1596 em La Haye, antiga província de Touraine, na França, René Descartes era filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. 

Entre 1607 e 1615 René estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, que era estabelecido no castelo de La Fleche. Colégio mais prestigiado da França na época, o objetivo principal da instituição era treinar as melhores mentes. 

Formado em direito, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau na Holanda, onde estabeleceu contato com as descobertas recentes da matemática. 

Formulou sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente" quando tinha 22 anos. Rompeu com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propôs uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno. 

Filósofo e matemático, é considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem a Filosofia Moderna. Sempre preocupado com a ordem e a clareza, propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso e que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. 

Sua nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais determinando que a ciência deveria ser prática e não especulativa. 

Sua obra, "O Discurso Sobre o Método", um tratado matemático e filosófico, foi publicada na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656. Em todo seu conteúdo prevalece a autoridade da razão. 

Em "O Discurso Sobre o Método", considerada sua principal obra, apresenta seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. 

Nessa mesma obra expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido. 

Como matemático contribuiu ainda para o surgimento da geometria analítica  e o sistema de coordenadas ao sugerir a fusão da álgebra com a geometria. 

René Descartes morreu de pneumonia em 11 de Fevereiro de 1650, em Estocolmo, onde trabalhava como instrutor da rainha Cristina da Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário