terça-feira, 2 de abril de 2013

A Vida de Viktor Emil Frankl


Viktor Emil Frankl nasceu em Viena, Áustria, no dia 26 de março de 1905. Psiquiatra e psicólogo, Frankl criou um método de tratamento psicológico denominado logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. 

No começo da década de 1920, passou a se corresponder com Sigmund Freud, sendo que nessa mesma época escreveu seu primeiro trabalho: Über den Sinn des Lebens ("Sobre o significado da vida"). 

Em 1921, após sua primeira conferência, sobre o tema A respeito do sentido da vida, Frankl torna-se membro ativo de organizações de trabalhadores socialistas jovens. 

Quatro anos depois, já como estudante de medicina, encontra-se pessoalmente com Freud aproximando-se assim do círculo intelectual liderado por Alfred Adler, porém, por algumas divergências com o mesmo Adler, foi excluído da Association de Psychologie Individuelle no ano seguinte. 

Entre 1933 e 1937 foi chefe do pavilhão de mulheres com tendência de suicídio, no Hospital Psiquiátrico de Viena. Quando os nazistas tomam o poder na Áustria, mesmo sob risco de morte, Frankl sabota as ordens que recebera de proceder à eutanásia de doentes mentais. 

De 1940 a 1942, foi encarregado do departamento de neurologia do hospital judeu Rothschild, em Viena e para evitar que os pacientes judeus fossem liquidados pelos nazistas, vê-se obrigado a fazer dignósticos benígnos. Nesta fase publica artigos em jornais suiços e começa a escrever o livro Aerztliche Seelsorge ("O médico e a alma"). 

Por ser judeu, foi perseguido e preso em campos de concentração. A esposa grávida, seus pais e irmãos morreram nestes campos. Frankl sobreviveu e, estando em situação de completa fragilidade, buscou, acima das dores, um sentido para seu sofrimento. 

Após sua libertação, retornou a suas atividades e nos anos seguintes, foi nomeado Diretor do Hospital Policlínico Neurológico de Viena (1946), obteve seu doutorado em filosofia com o tema: "O Deus inconsciente" (1948), fundou o primeiro instituto de logoterapia do mundo em San Diego na Califórnia (1970). 

Como professor visitante nas Universidades de Harvard, Dallas e Pittsburgh, a figura de Frankl atingiu notoriedade mundial, a despeito de suas teses contrariarem as correntes psicanalíticas tradicionais e dominantes. 

Durante sua vida, seus livros foram traduzidos em mais de 30 idiomas e recebeu o título de doutor honoris causa de diversas instituições de ensino do mundo. Como conferencista, Frankl visitou muitos países. Atualmente, institutos, centros de estudos e associações de logoterapia podem ser encontrados em mais de 30 países. 

Frankl faleceu de parada cardíaca em 2 de setembro de 1997, em Vienna, aos 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário