domingo, 24 de março de 2013

As Contribuições de Laplace


Pierre Simon Laplace nasceu em 23 de março de 1749 em Beaumont-en-Auge, França. Filho de camponeses, estudou até os 16 anos em uma escola beneditina em sua cidade natal, iniciando também o estudo de teologia atendendo a um desejo de seu pai. Logo descobriu sua paixão por matemática e aos 18 anos, influenciado por vizinhos poderosos mudou-se para Paris. 

Apoiado por Jean Le Ronde D'Alembert conseguiu um emprego como professor de matemática na Escola Militar de Paris. Por seus trabalhos sobre o sistema solar, em 1773 entrou para a Academia de Ciências de Paris. 

Estudando a fundo o movimento planetário, Laplace apresentou à Academia de Ciências, uma série de trabalhos com base em cálculos, que não havia perigo de acontecer um choque entre planetas conforme era temido na época. 

Convidado a participar de várias academias e a lecionar nas melhores escolas, Laplace continuava estudando Astronomia, Química, Física, Matemática e até mesmo Medicina. Boa parte de suas teorias são válidas até hoje. 

Em sua obra-prima "Mecânica Celeste", reúne o conjunto de seus trabalhos matemáticos sobre as conseqüências da gravitação universal. A "Teoria de Laplace" tornou-se famosa por sua hipótese sobre a origem dos mundos. 

Laplace também esteve perto de propor o conceito de buraco negro quando observou que poderia haver estrelas maciças cuja gravidade seria tão grande que nem mesmo a luz escaparia de sua superfície. 

No campo da física deixou estudos sobre refração, velocidade do som, pêndulos, e dilatação dos corpos sólidos. Ao lado de Lavoisier construiu um calorímetro com a finalidade de medir o calor dos corpos. Laplace veio a falecer em 5 de março de 1827 em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário